Bibliografia


Josh Hutcherson





   Nome Completo:Joshua Ryan Hutcherson
Nascimento:12 de Outubro de 1992
Nacionalidade:Union,Kentucky
Estados Unidos
Ocupação:Ator


Joshua Ryan Hutcherson (Union, Kentucky, 12 de outubro de 1992) é um ator norte-americano. Começou a atuar no início de 1999, aparecendo em pequenos papéis em filmes e programas. Josh ganhou maior visibilidade com os papéis principais em filmes como Little Manhattan e Zathura:Uma Aventura Espacial de 2005, a comédia Runaway Vacation de 2006, Firehouse Dog de 2007, as adaptações para o cinema de Bridge to TerabithiaJourney to the Center of the Earth e Cirque du Freak: O Aprendiz de Vampiro.
Em 30 de março de 2008, Hutcherson ganhou um Young Artist Awards (para Ator Jovem Principal). Hutcherson também foi destaque em uma edição da Celebrity Teens do programa de sucesso da MTV, Cribs. Em 2012, ganhou o prêmio MTV Movie Awards pela melhor performance masculina, pelo papel de Peeta Mellark no filme The Hunger Games.

Vida
Josh nasceu em Union, Kentucky, filho de Michelle e Chris Hutcherson. Ele tem um irmão mais novo chamado Connor, assim como muitos animais, incluindo os dois cães boxer chamados Diesel e Nixon, e dois gatos, Paws e Jell-O.Josh queria ser ator desde os quatro anos de idade, mas começou a fazer testes para papéis apenas em 2002, aos nove anos.
Hutcherson tem os filmes The Dark KnightTalladega Nights e Transformers como alguns de seus filmes favoritos. Ele também é um grande fã do Cincinnati Bengals - seu time de futebol americano favorito. Hutcherson citou o ator Jake Gyllenhaal como uma inspiração. Ele estuda em casa durante o desempenho de filmes, e gosta de matemática, especialmente álgebra. Quando não está estudando em casa, ele frequenta a Ryle High School. Hutcherson mora em Kentucky com sua família, recentemente adquiriu licença para dirigir. Hutcherson gosta de carros, competições de triatlons, boliche e futebol. Em 11 de agosto de 2007, ele participou de um GP de kart na Indy Racing League, IndyCar Series, Meijer Indy 300 na Kentucky Speedway. Em setembro de 2008 ele foi para a Itália pela primeira vez. Ele visitou cidades como Roma e Milão, e participou de um evento local sobre crianças e cinema.
Hutcherson é um ativista dos direitos gay e gravou um vídeo "Straight but not narrow" que faz parte da campanha.

Carreira
Seu primeiro papel foi em 2002, num filme para TV chamado House Blend. No mesmo ano, ele participou de um episódio de ER, contracenou com Peter Falk e Timothy Daly no filme feito paraTV, Wilder Days, e teve um papel menor no bem comentado filme independente, Anti Herói Americano. Em 2003, fez o protagonista de Miracle Dogs (lançado direto em DVD). Fez em 2004 O Expresso Polar.

Em 2005, Hutcherson apareceu em vários filmes de Hollywood. Ele teve um papel pequeno na comédia de Will Ferrell, Papai Bate Um Bolão, expressou Markl no filme de animação Howl's Moving Castle, e desempenhou os papéis principais em ABC do Amor e Zathura: Uma Aventura Espacial, ambos lançados em 2005 com críticas positivas. No ano seguinte, Hutcherson apareceu na comédia Férias no Trailer, como o filho do personagem de Robin Williams. Em seu filme mais famoso, até agora, interpretou "Jesse Aarons" no drama Ponte Para Terabítia, que foi filmado na Nova Zelândia e lançado em 16 de fevereiro de 2007, o filme foi bem tanto crítica quanto comercialmente. Josh não havia lido o romance em que o filme se baseia, antes de ser escalado para o papel, e ainda assim foi muito bem aclamado pela crítica por sua ótima atuação.
O papel seguinte foi em Firehouse Dog (lançado em 4 de abril de 2007), no qual interpretou Shane Fahey, filho de um bombeiro, que faz amizade com um cão. Hutcherson filmou Firehouse Dog após ABC do Amor e Férias no Trailer, mas antes de Ponte Para Terabítia embora Ponte Para Terabítia tenha sido lançado primeiro. Ele também apareceu no drama independente Winged Creatures, e interpretou o sobrinho do personagem de Brendan Fraserem Journey 3-D, a versão em 3-D de Viagem ao Centro da Terra, que foi lançado em 11 de julho de 2008. Hutcherson também apareceu em uma adaptação cinematográfica do livro Cirque du Freak: The Vampire's Assistant. Ele também apareceu em uma adaptação cinematográfica do livro Spy High ao lado de Richard "Ali" Muhammad e Gage Golightly. Este filme estreou no Sundance Film Festival.
Em março de 2008, ele ganhou um Young Artist Awards (Ator Jovem Principal), assim como as co-estrelas AnnaSophia Robb e Bailee Madison por Ponte Para Terabítia.
Em 2010 ele teve no filme Minhas Mães e Meu Pai como Laser. Em 4 de abril de 2011, a Lionsgate anunciou que Hutcherson foi escalado para interpretar Peeta Mellark no filme Jogos Vorazes, que foi lançado em 2012.E em breve esterá no filme Jogos Vorazes:Em Chamas e Jogos Vorazes:A Esperança.

2 comentários: